Levita ou Músico apenas?


  1. Entendendo meu Chamado


    1. Qual a minha realidade?

    Precisamos nos fazer esse tipo de pegunta sempre. Pois não podemos confundir o bom fluir de dons naturais tais como- Carisma, inteligência, força emocional e capacidade de organização com profundidade e vitalidade espiritual. Infelizmente hoje quase não sabemos distinguir um indivíduo talentoso de um crente que possui profundidade espiritual. Como Jesus disse na parábola do joio do trigo. E muito difícil fazer diferença entre um e outro. E a consequência disso e que muita gente se engana nessa questão acham que são gigantes espirituais quando na verdade são apenas anões. São pessoas ricas em dons naturais mas com a alma vazia, pobre por dentro, desa maneira não brota de tal pessoa nenhuma fonte de sabedoria, nem de poder espiritual, nem de profundidade cristã.
    MACDONALD, GORDON. Ponha Ordem no seu Mundo Interior,2006.


    -Levita ou músico?

    Levita- tinha o cargo dos tesouros da casa de Deus e dos tesouros das coisas consagradas. Guarda do santuário o cuidado das coisas santíssimas.( I Cr 25.1- 26.20) e ( Nm 4

    • Sua função era ministrar no tabernáculo.( Nm: 3.7)
    O tabernáculo era o lugar onde o povo se reunia para adorar a Deus na entrada do tabernáculo
    eles passavam por um processo de purificação, logo após eram conduzidos ao átrio onde se queimava a oferta onde eram oferecido os pães da proposição , logo após era o santo dos santos onde quem podia entrar era apenas o sacerdote, o levita tinha a função de guardar o lugar para que não entrasse nenhum impuro.
    Jesus rasgou o véu que separava o Santo dos Santos através de seu sangue recebemos autorização para entrar no Santo dos Santos como filhos. Hoje os levitas que cuidam do altar são os adoradores que o adoram em Espirito e em verdade. Jesus ampliou a função do levita de guardador do lugar Santo ele passa a desfrutador do Santo dos Santos onde está a Presença de Deus.

    • Estar em lugar de todo o primogênito que abre a madre entre os filhos de Israel são propriedade exclusiva de Deus. (Nm3.12,13) esta è portanto uma afirmação profética. Os levitas são como os que abrem caminho para que adoradores sejam gerados, um adorador que está no plano e no propósito de Deus, ele sai desatando toda a esterilidade de adoração do lugar onde ele é levantado para adorar, é como abrir caminho, para uma produtividade em Deus de adoração Genuína. Mas levitas que não entendem esse princípio e propósito eles apenas cantam e tocam mas não geram nada. E ainda deixa toda uma igreja estéril de adoração.
      Primogênito de Israel: significa povo separado a partir da aliança feita com Abraão (Dt 7.6).
    ser um levita significa estar aliançado com Deus e separado para Ele para poder cuidar das coisas santas como alguém que traz a primícia ou seja ele e o primeiro a trazer a primícia que abre a “madre” abre caminho para que outros possam vir adentrar num relacionamento de adoração a Deus.



    O levita tocava com o propósito de libertar as pessoas: ( I Sm16.23)
    E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.


    Tocar, cantar, interpretar, são talentos que uma pessoa possui, tão logo ser músico consiste em uma arte, um talento.

    Para ser um ministro no altar de Deus é preciso ter algo mais do que apenas dons naturais, ele precisa ter a Presença Dele, ter um relacionamento de intimidade com Ele.

    Um músico não tem o poder de libertar uma pessoa, mas uma pessoa cheia da Presença de Deus pode ser usada através da música para libertar e trazer a unção de Deus.

    Sou chamado ou sou Impelido?

    Os chamados têm uma força que vem de dentro; possuem uma perseverança e poder, que oferecem resistência aos golpes externos. Os impelidos podem ate pensar que possuem esta qualidade mas muitas vezes nos momento em que menos esperam, aparecem situações adversas e pode haver um colapso. Quanto aos chamados talvez sejam os indivíduos menos notados, menos reconhecidos, menos sofisticados. Lembremos novamente os homens que cristo escolheu poucos deles poderiam se candidatar a um alto cargo de uma organização religiosa ou de uma empresa. Não que fossem extremamente incapacitados; não.É que eram pessoas comuns ( sem os dons naturais talvez). Mas Cristo os chamou; e isso muda tudo.

    Pensando na imensa lista dos chamados que temos na Bíblia quero destacar João Batista, do ponto de vista humano, João não teve uma vida que fosse assim tão interessante, um homem que vivia no deserto, onde tinha uma alimentação bem simples e usava roupas pouco convencionais,
    deduzimos então que se tratava de um homem de extraordinária força e inspiração interiores.

    E João esse homem chamado, constitui um contraste marcante com o rei Saul. Do antigo testamento. Esse rei desde o começo se demonstrou uma pessoa impelida. Já João Batista parece demonstrar  de inicio, um forte senso de rumo definido na vida. Isso decorria do fato de que ele tinha uma missão celestial a cumprir, uma missão que provinha do fundo de sua alma. E desenvolvera tal visão ao ler os escritos do profetas Isaias.

    A situação em que percebemos mais claramente esse contraste entre João e Saul é aquela em que os dois sofrem ataques com relação a sua identidade pessoal e ao seu senso de segurança profissional. Como sabemos, Saul, um impelido reagiu violentamente diante da ascensão de Davi. Deslanchou uma forte perseguição ao jovem. Seguindo-o pelo deserto na intenção de acabar com ele. E, cada vez que Saul tinha um contato com o rapaz, saia-se mal e acabava ficando ainda mais ridículo que antes.

    Com João, a historia foi diferente, vamos observá-lo no momento em que alguém comentou que sua popularidade corria o risco de entrar em declínio  Ou dizendo de uma outra maneira, vamos olhá-lo atentamente quando descobriu que estava quase perdendo o emprego. O momento a que me refiro é aquele em que João acabou de apresentar Cristo as multidões , dizendo ser ele o o cordeiro de Deus (Jo1.36). Aí o povo começou a transferir seu interesse por Jesus. Pouco depois, João ficou sabendo que o povo, e até mesmo alguns de seus discípulos  estavam passando a seguir a Jesus. Procuravam ouvir os ensinamentos dele até eram batizados pelos discípulos de Cristo. Ficamos com a impressão de que quem levou a noticia para João, falando-lhe da queda de seus índices de popularidade, talvez tivesse pensado ( ou ate desejado) que ele iria ter uma reação fortemente negativa. E se pensou mesmo, teve uma grande desilusão. A reação de João foi a seguinte:

    " Respondeu João : o homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada. Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o cristo, mas fui enviado como seu percursor. O que tem a noiva ´´e o noivo; o amigo do noivo que está presente e o ouve muito se regozija por causa da voz do noivo. Pois esta alegria ja se cumpriu em mim. Convem que ele cresça e que eu diminua." ( João3.27 a 30).MACDONALD, GORDON. Ponha Ordem no seu Mundo Interior,2006.




Vânia Andrade Neves,
Ministra de Louvor  e Adoração,
Ministério Intimidade com Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário